Expandindo a energia solar no Brasil
(UTC)Last modified
Equinor anuncia decisão final de investimento em Mendubim, projeto de energia solar de 531 MW. O projeto sustenta a ambição da companhia de acelerar o crescimento em renováveis e se desenvolver como produtor de energia com foco em áreas selecionadas.
Posição da Equinor em energia solar
Brasil
- O primeiro passo da Equinor em energia solar foi na planta de 162 MW de Apodi. A Equinor detém 43.5% das ações do ativo junto à operadora Scatec. A planta começou sua produção em 2018.
- Os trabalhos da fase inicial de construção da planta de 531 MW de Mendubim começaram no 3º trimestre de 2022, em parceria com Scatec e Hydro Rein. A Equinor detém 33.3% do projeto.
Argentina
- Equinor detém 50% de participação no projeto de energia solar Guañizuil II, de 117 MW, na Argentina. A planta é operada pela Scatec e deu início à produção em julho de 2021.
Polônia
- Em 2021, a Equinor adquiriu a desenvolvedora solar polonesa Wento e seu portfólio de projetos de energia solar de 1.6 GW ao longo do país. A primeira planta solar, Stępień, ficou pronta em outubro de 2022 e duas outras estão em construção.
Noroeste Europeu
- Em novembro de 2022, a Equinor assinou um acordo para adquirir a desenvolvedora solar dinamarquesa BeGreen. A BeGreen tem um pipeline de projetos de mais de 6 GW em estágios iniciais a médios de maturação, nos países da Dinamarca, Suécia e Polônia. A transação está sujeita a relevantes aprovações regulatórias.