Ciclo combinado: a tecnologia por trás da redução de emissões
O FPSO de Bacalhau não é apenas impressionante em escala, mas, o que é mais importante, em eficiência. Bacalhau será o primeiro ativo a ter um FPSO no Brasil que usa turbinas a gás de ciclo combinado, reduzindo significativamente suas emissões de carbono.
A tecnologia combina uma turbina a gás com uma turbina a vapor para aproveitar o excesso de calor que, de outra forma, seria perdido. Quatro turbinas a gás e duas turbinas a vapor gerarão mais energia com a mesma quantidade de gás utilizada.
A introdução da tecnologia de ciclo combinado aumenta a eficiência energética e reduz as emissões de CO₂ em cerca de 110 mil toneladas/ano, o que representa cerca de 3 milhões de toneladas durante a vida útil do campo. Espera-se que o campo tenha uma intensidade de CO₂ inferior a 9 kg/barril.
Nossa ambição é ser uma empresa líder na transição energética, fornecendo às sociedades a energia que elas precisam - de forma segura, acessível e sustentável.
Veja como o campo de Bacalhau dará início à próxima geração de projetos da Equinor, usando tecnologia para reduzir a pegada de carbono no campo: