skip to content

Equinor oferece mostra Corpo Abrigo, de Bel Barcellos, no Museu da República

(UTC)
Equinor oferece mostra Corpo Abrigo, de Bel Barcellos, no Museu da República
No mês da mulher, obras de bordado e cerâmica com a figura humana feminina serão expostas na Galeria do Lago; Entrada é gratuita e a classificação é livre
Foto: Miguel Pachá

No mês da mulher, a Galeria do Lago, no Museu da República, no Catete, recebe a mostra Corpo Abrigo, da artista brasileira Bel Barcellos a partir deste sábado (15). Oferecida pela Equinor, multinacional de energia com atuação no Brasil há mais de 20 anos, a mostra marca 30 anos de atividades da artista nas artes visuais com um conjunto de dez trabalhos inéditos. A curadoria é de Isabel Portella.

“A exposição divaga sobre o nosso corpo, matéria com que nascemos e atravessamos a existência, pontuando questões do nosso complexo universo emocional. Partindo de um ponto de vista feminino, mergulho em experiências para falar sobre aspectos que são inerentes ao universo feminino, acreditando haver um fluxo que percorre e conecta as mulheres. Construo minhas narrativas utilizando técnicas como o bordado e a cerâmica, fazeres historicamente relacionados ao universo feminino, expandindo suas possibilidades expressivas e ressignificando suas finalidades”, explica Bel Barcellos.

Tendo a figura humana feminina como ponto focal e o universo emocional como trama subjetiva, além dos bordados sobre lona e linho, já tradicionais de Barcellos, pela primeira vez, a cerâmica será incorporada à sua produção. As peças buscam resgatar memórias afetivas dos fazeres manuais do desenho, do bordado e da cerâmica, unindo a contemporaneidade a saberes herdados das avós, com o objetivo de revolver memórias afetivas comuns a todos.

“No ano passado iniciamos nossa parceria com o Museu da República e fico muito feliz, como brasileira e como mulher, de podermos reforçar a nossa parceria celebrando a mostra Corpo Abrigo, de Bel Barcellos. Como empresa, sentimos ainda mais orgulho de nosso trabalho quando promovemos o acesso à cultura e à educação, investindo no patrimônio cultural do nosso país”, afirma Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil

A exposição Corpo Abrigo, de Bel Barcellos, poderá ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia primeiro de junho. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todas as idades.

Sobre a artista

Bel Barcellos passou a infância em Recife e desde 1984 vive e trabalha no Rio de Janeiro. Formou-se em artes cênicas pela UniRio, em 1989 e, no ano seguinte, foi como bolsista da CAPES fazer o mestrado em artes cênicas na Universidade de Hull. Trabalhou como figurinista em teatro e em TV no final dos anos 1980. Alternou o trabalho com figurino e as artes plásticas nos primeiros anos, até passar a se dedicar exclusivamente às artes visuais, a partir de 1994. Desde então, expôs em diversas galerias nacionais e internacionais, em instituições públicas e privadas.

Sobre a Equinor

A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – os complexos solares Apodi e Mendubim, e o complexo híbrido Serra da Babilônia, operado pela Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país, adquirida pela Equinor em 2023.

Últimas notícias