E se um drone pudesse coletar imagens para detectar anomalias das plataformas? Com o objetivo de aumentar a segurança e eficiência na inspeção offshore, a solução da Vidya Technology combinou Drones, Inteligência Artificial, Fotogrametria, Digital Twin e Contextualização de Dados em sua plataforma.
Nesse ambiente virtual, o inspetor classifica a corrosão a partir das imagens pré-processadas pelas IA, o que gera automaticamente planos assertivos de pintura e integridade estrutural. A abordagem aumenta a segurança dos funcionários, pois pode reduzir em 55% o número total de pessoas a bordo e em 80% o de escaladores.
Além disso, os drones da Vidya otimizaram muito o tempo total do processo, correspondendo a apenas oito dias de execução.
Como um voo autônomo de drone pode impactar a forma de inspeção offshore? Esse experimento com a Pix Force usou da Inteligência Artificial (IA) aplicada à visão computacional. O objetivo foi testar a capacidade da rede neural para detectar e identificar a corrosão e quebra de tinta em plataforma offshore. Essas estruturas são tradicionalmente inspecionadas por operadores humanos, uma tarefa extremamente complexa em áreas externas e de difícil acesso.
O software desenvolvido pela startup alcançou resultados altamente satisfatórios e significativos para a operação. Por meio de voos autônomos de drone, que tiveram duração máxima de cinco minutos, foi possível acessar visualmente áreas que levam até dez dias para serem acessadas na inspeção manual.