skip to content

Energias renováveis

Energias renováveis para um futuro mais sustentável

Na Equinor, acreditamos que nosso conhecimento e nossa experiência de décadas atuando no mercado de óleo e gás são essenciais para avançarmos na transição para as energias renováveis.

Estamos transformando nossa empresa para apoiar e acelerar a transição energética e garantir um modelo de negócios competitivo e resiliente, em linha com o Acordo de Paris. Isso significa reduzir as emissões de nossa produção de óleo e gás, crescer em energia eólica e solar e desenvolver soluções de baixo carbono em escala industrial.

Em nossos negócios, há diversas maneiras pelas quais podemos contribuir para reduzir as emissões de carbono, e estamos tomando medidas conjuntas em diversas áreas para efetuar mudanças reais.

Brasil: recursos naturais transformados em energia

Enxergamos o Brasil como um mercado de destaque para energias renováveis, com características que nos permitem diversificar nossos investimentos em fontes de energia no caminho para a transição energética. Um país onde conseguimos colocar em prática nosso propósito: energia para as pessoas, progresso para a sociedade, buscando o melhor.

Estamos construindo no Brasil um portfólio em energias renováveis onshore, com energia solar e eólica já em produção, e avaliando possibilidades futuras de projetos para geração de energia eólica offshore na costa brasileira.

Temos aqui o primeiro projeto em energia solar da Equinor globalmente – o complexo solar Apodi, no Ceará – e estamos construindo o primeiro complexo híbrido da Equinor: Serra da Babilônia, na Bahia. Isso significa que na mesma área onde já está em operação o complexo eólico Serra da Babilônia 1, passará a funcionar também o complexo solar Serra da Babilônia. Além disso, nosso portfólio no Brasil também conta com o complexo solar Mendubim, em operação no Rio Grande do Norte.

O complexo Serra da Babilônia é desenvolvido e operado pela Rio Energy, empresa brasileira de energias renováveis adquirida pela Equinor em 2023 para ser sua plataforma de crescimento no setor de energias renováveis onshore no Brasil. Fazem parte da aquisição o complexo eólico Serra da Babilônia 1, bem como um pipeline de mais de 1,5GW de projetos solares e eólicos onshore a ser desenvolvido. A equipe da Rio Energy é formada por cerca de 140 pessoas.

Gerando energia para atender às demandas da sociedade

Acreditamos que as energias renováveis onshore são fundamentais para nosso desenvolvimento como produtor de energia. Isso significa criar soluções energéticas que atendam às demandas dos clientes e do mercado.

Um elemento central nessa abordagem é a comercialização de energia por meio de nossa empresa de trading Danske Commodities, que conta com um escritório de negociação em São Paulo para apoiar nossas atividades no país.

Mendubim, RN
Divulgação Scatec

Saiba mais sobre nosso portfólio de energias renováveis no Brasil:



Apodi

Ceará, operado pela Scatec (43,5%), em parceria com a Equinor (43,5%) e a ApodiPar (13%)

Apodi é o primeiro complexo solar do portfólio global da Equinor e iniciou a produção em 2018. Apodi tem capacidade de 162 MW, fornecendo energia capaz de abastecer 200 mil residências brasileiras.

Mendubim

Rio Grande do Norte, operado pela Scatec (30%), em parceria com a Equinor (30%), a Hydro Rein (30%) e a Alunorte (10%)

O complexo solar de Mendubim, de 531 MW, entrou em operação em 2024. Mendubim vai produzir anualmente 1.2 TWh de energia, o equivalente ao consumo de 620 mil residências brasileiras.

Cerca de 60% da produção é comercializada por meio de um acordo de compra de energia (PPA), em dólares americanos, com duração de 20 anos com a Alunorte, uma das empresas líderes no fornecimento de alumina para a indústria de alumínio no mundo. A produção restante é vendida no mercado de energia no Brasil, por meio de nossa trading, a Danske Commodities.

Serra da Babilônia

Bahia, operado pela Rio Energy, plataforma de crescimento no setor de energias renováveis onshore no Brasil

Os parques eólicos do complexo Serra da Babilônia 1, de 223 MW, contam com 95 aerogeradores.

Em 2024, a Equinor anunciou a decisão final de investimento para o complexo solar Serra da Babilônia, que está sendo construído na mesma área do já existente complexo eólico Serra da Babilônia 1. Dessa forma, este será o primeiro projeto híbrido da Equinor no mundo, um modelo que permite a produção complementar de energia eólica e solar em um local compartilhado.

O complexo solar Serra da Babilônia utilizará o sistema de interconexão existente e não exigirá capacidade adicional da rede. Ele injetará energia na rede quando os projetos eólicos não estiverem utilizando sua capacidade, otimizando a produção total de energia. 

A operação comercial está prevista para o fim de 2025.

Einar Aslaksen

Soluções de baixo carbono

Estamos reduzindo as emissões de nossas operações e produtos globalmente. E, para isso, a inovação é nossa grande aliada. Contamos com soluções que vão desde o investimento em tecnologias que diminuem as emissões dos nossos negócios de óleo e gás, como é o caso do ciclo combinado, utilizado nos projetos de Bacalhau eRaia, até a captura e armazenamento de CO2, como estamos fazendo por meio do projeto Northern Lights, primeira instalação de transporte e armazenamento de CO2 entre fronteiras do mundo.

Leia mais sobre nossas iniciativas de baixo carbono globalmente aqui (em inglês):Renewable energy and low-carbon solutions - Equinor