Equinor e Governo do Rio iniciam projeto socioeducacional em escola estadual vizinha ao Morro da Providência
A Equinor, multinacional de energia, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançaram hoje uma parceria para desenvolvimento da primeira iniciativa da empresa com foco em educação no Brasil. Por meio do projeto Bem-te-vi, inicialmente, cerca de 650 alunos da rede pública estadual serão contemplados até 2030.
Neste primeiro ano, 40 estudantes do ensino médio da Escola Reverendo Hugh Clarence Tucker, no Morro da Providência, no Rio, participarão de atividades formativas com foco em sustentabilidade e transição energética, além de treinamentos direcionados a habilidades socioemocionais e aulas de inglês. Após se formarem, os alunos também receberão capacitações voltadas ao mercado de trabalho e bolsas de estudos para cursos técnicos ou pré-vestibular.
“Para nós, gerar valor local é contribuir, por meio dos negócios e iniciativas de nossa empresa, para o desenvolvimento da sociedade. O projeto Bem-te-vi é a realização do nosso propósito de transformar recursos naturais em energia para as pessoas e progresso para a sociedade. Estamos muito felizes em começarmos essa iniciativa e esperamos poder disponibilizar as ferramentas necessárias para que jovens talentos, como os daqui, possam alcançar suas ambições de carreira”, declara Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.
"Essa parceria é muito importante. Em um mundo tecnológico, nossos jovens precisam cada vez mais de qualificação profissional. Preparar os nossos estudantes para o mercado de trabalho é uma forma de proporcionar a eles mais oportunidades e também mão de obra qualificada para um setor em crescimento como o de energia”, destacou o governador Cláudio Castro.
Com a iniciativa, além de preparar estudantes para serem possíveis candidatos para o mercado de energia, a Equinor pretende também estabelecer conexões entre os alunos formados e as vagas de emprego disponíveis no mercado. Desta forma, por meio da educação, espera-se contribuir para um aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, ao mesmo tempo em que o mercado de energia local será fortalecido com mão de obra especializada.
“Essa iniciativa vai contribuir para tornar a escola mais atrativa para os jovens, reduzindo a evasão escolar e melhorando a empregabilidade. Essa parceria reforça o nosso compromisso com a qualidade da educação”, frisou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
No berço da cultura carioca
A escolha da localização para a realização do projeto não foi ao acaso. A escola selecionada para o projeto fica na Gamboa, ao lado do Morro da Providência, palco de transformações históricas que ajudaram a moldar a cultura e a identidade da cidade e dos cariocas. O Morro da Providência também é apontado por historiadores como a primeira favela do Rio.
É também na mesma região que a Equinor patrocina e apoia outras instituições e projetos sociais, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Galpão Aplauso, instituição que mescla cultura e inclusão social com foco na profissionalização da juventude em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a Equinor
A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida com a criação de valor a longo prazo em um futuro de baixo carbono. Com portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa e a maior fornecedora de gás para a Europa.
No Brasil, área estratégica internacionalmente para a companhia, o portfólio crescente conta com ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis. Em O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, incluindo Raia e Bacalhau, e ativos em produção, como Peregrino e Roncador. Em renováveis, a empresa conta com ativos em energia solar em operação – as plantas solares Apodi e Mendubim, além de ter adquirido em 2023 a Rio Energy, empresa líder em energia renovável onshore no país.
Últimas notícias
Equinor e Cepetro/Unicamp inauguram laboratório com foco no pré-sal
Com investimentos de R$ 12,5 milhões, estrutura vai contribuir com aumento da eficiência de operações e descarbonização da indústria
Vida nova para o jardim do Museu da República
No dia 5 de novembro a partir das 15h, com a presença de autoridades federais, serão entregues restaurados e religados os chafarizes “Nascimento de Vênus” e “Chafariz dos Leões”, duas das mais belas obras que compõem o jardim do Museu da República, no Catete. Além deles, dois portões de ferro, também objeto de completo restauro, voltarão a funcionar.
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
Guiada pelos valores de abertura, colaboração, coragem e cuidado e pela estratégia: sempre seguros, alto valor e baixo carbono, a Equinor está presente há mais de 20 anos no mercado brasileiro.